O litoral norte gaúcho é o principal destino dos gaúchos durante o verão. Em Arroio do Sal, a população chega a aumentar até dez vezes nesta época do ano.
Com a chegada dos turistas, o Governo do Estado coloca em ação a Operação Verão, reforçando a segurança pública e o efetivo de bombeiros. Mas neste verão 2025/2026, o Corpo de Bombeiros Militar enfrenta a falta de guarda-vidas, tanto civis quanto militares.
Com o efetivo reduzido, nem todas as guaritas funcionam todos os dias. Em Arroio do Sal, pelo menos dez guaritas ficam sem guarda-vidas nas segundas, terças e quartas-feiras, ao longo dos 27 quilômetros de praias do município.
Nesta terça-feira, dia 13, a reportagem constatou a ausência de guarda-vidas no balneário de Figueirinhas. A situação foi mostrada no Jornal do Meio-Dia da Rádio e TV Cidade Mar e no nosso Instagram e Facebook.
Banhistas demonstram preocupação e relatam insegurança ao entrar no mar sem a presença dos profissionais responsáveis pelos salvamentos.
A reportagem procurou o comando do Corpo de Bombeiros em Arroio do Sal, que informou que o assunto será encaminhado aos superiores. A corporação deve se manifestar oficialmente nesta quarta-feira, dia 14.
A Prefeitura Municipal também foi procurada e aguarda-se um posicionamento.
Autor: Paulo Canello - Radio TV Cidade Mar