Prefeitura alega que a via é de solo exposto e que a colocação de redutores de velocidade é recomendada para vias de pavimentação asfáltica.
Uma lombada de concreto foi instalada por conta própria por moradores de Santa Maria, na Região Central do RS. Conforme os envolvidos, a iniciativa tem o intuito de diminuir a velocidade de veículos que trafegam pela Rua Dois, no Núcleo Urbano Gare.
O material para construir a lombada foi arrecadado com vizinhos. Eles alegam que solicitaram providências à prefeitura e até criaram um abaixo-assinado para a instalação de uma lombada no local.
Em nota, a prefeitura explicou que a via é de solo exposto e que a colocação de redutores de velocidade é recomendada para vias de pavimentação asfáltica. Um levantamento para avaliar a real necessidade de instalação do dispositivo está sendo feito. Leia a íntegra abaixo
A colocação de lombada em via pública por conta própria é ilegal. O ato é considerado dano ao patrimônio público. Além disso, é passível de multa e sanções criminais, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Contran.
Para ter uma lombada, moradores devem fazer uma solicitação formal à prefeitura ou órgão de trânsito local. O pedido é analisado, com base em estudos técnicos.
Nota da Prefeitura de Santa Maria
"A Prefeitura de Santa Maria explica que foi procurada por moradores, que relataram a necessidade de um dispositivo que reduza a velocidade de veículos na via. Ocorre que a via é de solo exposto e de baixa trafegabilidade de veículos. A colocação de redutores de velocidade segue critérios técnicos, sendo recomendados para vias de pavimentação asfáltica.
Apesar disso, estão sendo feitos estudos técnicos para avaliar a real necessidade de quebra-molas, lombada, faixa elevada ou outro tipo de sinalização na via. Ainda não há previsão para a finalização esse levantamento."
Fonte: g1