Grupo suspeito de usar joalherias para lavar dinheiro do tráfico é alvo de operação no RS; 16 são presos

Publicada em: 06/12/2025 10:32 -

Caso foi descoberto em 2024 após prisão, em SP, de um chefe de organização criminosa responsável pela organização das atividades ilícitas da facção no Litoral Norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

 

A Polícia Civil prendeu, durante operação nesta sexta-feira (5), 16 pessoas suspeitas de fazer parte de uma organização criminosa investigada por usar lojas de joias e cosméticos para lavar dinheiro obtido com o tráfico de drogas no Rio Grande do Sul.

No total, são cumpridos 29 mandados de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão nas cidades de Sapucaia do SulSão LeopoldoNovo HamburgoCampo BomPortãoSão Sebastião do CaíTaquaraMontenegro.

De acordo com o delegado Max Otto Ritter, responsável pela investigação, o caso foi descoberto em 2024 após a prisão de um chefe de organização criminosa em São Paulo. Era ele o responsável pela organização "das atividades ilícitas da facção no Litoral Norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre".

O delegado explica que a Polícia Civil descobriu "a existência de um esquema estruturado destinado a sustentar financeiramente as ações da facção, bem como a reinvestir recursos ilícitos provenientes de atividades como tráfico de drogas e delitos violentos".

 

Houve o bloqueio de 39 contas bancárias com R$ 6,2 milhões. Além disso, houve a apreensão de 14 veículos de luxo e cumprimento de 16 medidas cautelares para suspender as atividades de empresas suspeitas de fazer parte do esquema de lavagem de dinheiro.

Para a polícia, a ação impactou "a capacidade financeira e operacional da organização, interrompendo fluxos de recursos ilícitos e restringindo a movimentação patrimonial do grupo investigado".

 

 

 

 

 

Fonte: g1

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...